Com a aproximação do Dia das Mães, o mercado brasileiro já se movimenta para atender à demanda crescente, conforme indicado pela pesquisa “Dia das Mães 2024”, da Opinion Box. Cerca de 28% dos consumidores já estão em busca de presentes. A maioria (32%) planeja começar suas pesquisas até um mês antes da data. Itens de moda e acessórios lideram a lista de presentes desejados (52%), seguidos por beleza e cosméticos (49%), decoração (22%), flores e joias (22%), demonstrando a diversidade de preferências do público.
O digital se destaca como principal canal de busca por presentes. 42% dos consumidores afirmam consultar sites e-commerces. Seguido por motores de busca como Google e Yahoo. Nesses canais, o foco é na comparação de preços para garantir a compra com melhor custo-benefício. Logo depois aparecem as redes sociais, como Instagram, e aplicativos de lojas.
Nesse contexto, o e-mail é o canal de comunicação mais utilizado pelos consumidores (41%). Depois vem anúncios em redes sociais, WhatsApp e notificações de aplicativos. Os anúncios do Google em quinto lugar. A pesquisa também revela os motivos pelos quais os consumidores escolhem determinadas lojas ou desistem de efetuar uma compra.
Bons preços e promoções são o principal motivo de escolha citado por 64% dos entrevistados. Confiança na loja ou marca (11%) e pela facilidade de comprar online e retirar na loja física (9%). Por outro lado, avaliações negativas no site ou nas redes sociais e taxas de frete altas são os principais motivos de desistência de compra, cada um mencionado por 49% dos entrevistados.