Pop-ups de publicidade são as maiores fontes de frustração de usuários online

Os pop-ups de publicidade em sites são frequentemente considerados irritantes pelos usuários, segundo revela o estudo Thales Digital Trust Index, de 2024. Além disso, o estudo aponta outras fontes de frustração online, como a necessidade de inserir repetidamente informações pessoais (65%), a necessidade de redefinir senhas (64%) e as complexas opções de cookies (59%).

Entre as preocupações dos consumidores em relação à privacidade dos dados, cerca de 29% afirmaram ter abandonado uma marca devido à exigência excessiva de informações pessoais, enquanto 26% deixaram de usar uma marca por preocupações com o uso de seus dados pessoais. Essas preocupações ressaltam a importância da confiança e da segurança na experiência online dos usuários.

O setor bancário é considerado o mais confiável em termos de proteção de dados pessoais, de acordo com o estudo Thales, mas os consumidores também esperam direitos de privacidade das empresas com as quais interagem online. Isso inclui o direito de ser informado sobre a coleta de dados (55%) e o direito de exclusão de dados pessoais (53%).Além das questões de privacidade, a pesquisa destaca a importância de oferecer uma experiência online fluida para conquistar a confiança dos clientes. Os consumidores de hoje também valorizam seu tempo, com mais de um quinto (22%) afirmando que abandonariam uma interação online em um minuto se estivessem enfrentando uma experiência frustrante. Essas descobertas enfatizam a necessidade de as marcas priorizarem a segurança, a privacidade e uma experiência online eficiente para garantir a confiança e a satisfação do cliente.