Como plano de saúde pet segmentou e conheceu seus clientes

A Pet Top é uma empresa de planos de saúde direcionada para cães e gatos. Comprometida com a qualidade de vida dos  animais e o planejamento financeiro de seus tutores, a marca oferta 4 planos de diferentes níveis que incluem consultas, exames e vacinas.

Desde 2015, a Pet Top vem se estabelecendo no ramo por meio de suas parcerias com consultórios, clínicas e hospitais veterinários. Com sua experiência de mais de 5 anos, a Pet Top acumula conhecimento e se consolida no mercado por meio da confiança que conquista do seu público. Assim, essa visibilidade e reconhecimento da marca permitiu que, em 2021, tenha sido ampliado sua rede credenciada e, a partir de então, a sua área de atuação foi também expandida. Por isso, é uma das referências nacionais do ramo de planos de saúde animal.

Estratégias de Marketing para Cuidar de Quem Cuida

Como uma empresa preocupada com as necessidades de quem cuida de animais, a Pet Top precisava estar mais próxima de seu público e entender quais micro targets tinham mais fit com a rede de planos de saúde animal. Assim, foi preciso desenvolver estudos para compreender o comportamento do  seu público. Por isso, a empresa uniu-se à expertise da LeFil para criar estratégias de marketing assertivas para atrair e reter tutores.

Além disso, a Pet Top também buscava criar valor com foco no bem-estar do pet e seu dono. Nesse sentido, dialogar com seu público e entender os critérios para a escolha de um plano de saúde animal, assim como perceber como as clínicas e hospitais veterinários escolhem parceiros de negócios, foi de extrema importância para levantar oportunidades de melhorias e crescimento do negócio.

Mapeamento de targets e jornadas a partir do Design Thinking

Pensando em mapear  targets e jornadas de acordo com o perfil do seu público, o processo de Inovação e design thinking, baseado na Escola de Stanford, foi utilizado para ter uma compreensão empática sobre quais são as necessidades dos clientes e a rede de pessoas  que estão envolvidas com o negócio.

Para utilizar essas metodologias e atingir dados substanciais que dessem resultados à Pet Top, os focos de análise do projeto foram delimitados, visando o entendimento da percepção do público sobre a marca e o perfil dos seus clientes e parceiros. Isso tudo para compreender o mercado de plano pet no Brasil e ir além: atrair mais clientes e criar uma rede de veterinários credenciados ainda maior, oferecendo não apenas o que de melhor a Pet Top já disponibiliza em assistência veterinária, mas um sistema de saúde animal capaz de atender aos desejos e critérios dos tutores e veterinários.

Além disso, a realização de entrevistas qualitativas com os gestores (diretores da pet top), tutores/donos de pets e veterinários foram importantes no processo de imersão e compreensão do que seria necessário para agregar valor à marca.

Compreendendo clientes e aperfeiçoando a experiência na Pet Top

A partir desse trabalho com a Pet Top, foi possível entender o cliente da marca e identificar oportunidades de melhorias para o negócio, alinhada com a necessidade dos seus  clientes.

Durante o projeto, foram identificados três tipos de tutores/donos de pet, com perfis diferentes. O tutor que foca nos cuidados básicos para o pet e é sensível a preços, o tutor que possui pet de raça com especificidades de saúde e o tutor com pet idoso. Foi a partir desse mapeamento que, junto à LeFil, a marca estruturou cada persona e a jornada de compra e relacionamento com os targets.

Ao longo do processo, também foi possível mapear duas personas de veterinários, que são atores importantes na hora de influenciar seu cliente a escolher um plano de saúde pet, sendo um  dono de clínica (empresário) e outro veterinário. Esse público também teve sua jornada construída, sendo identificadas oportunidades para potencializar o credenciamento de profissionais da área ao Plano de Saúde Pet Top.

Nome da empresa: Pet Top
Segmento: Saúde
Atuação: Brasil