Consumidores estão mais interessados na realidade aumentada

Uma pesquisa da Ericsson revela que o interesse dos consumidores pela realidade aumentada (AR) está crescendo. Aproximadamente 10 mil usuários em dez mercados, incluindo Alemanha, Austrália, Brasil, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Japão, Reino Unido e Suécia, acreditam que o uso de dispositivos AR combinados com smartphones 5G dobrará nos próximos cinco anos.

Segundo o head do ConsumerLab da Ericsson, a integração de óculos de AR com IA e smartphones 5G é um passo essencial para uma adoção mais ampla da tecnologia, levando a aplicações cada vez mais sofisticadas e a um futuro totalmente imersivo em AR. A pesquisa indica que os primeiros usuários dessa tecnologia estão entusiasmados com seu potencial e dispostos a pagar até 20% a mais pela portabilidade dos dispositivos de AR.

No entanto, a adoção em massa enfrenta desafios tecnológicos, sociais, de design e privacidade. Por exemplo, 21% dos entrevistados se sentem desconfortáveis em estar perto de pessoas usando dispositivos de AR para capturar fotos ou vídeos, e 31% não gostam de estar na mira das câmeras desses dispositivos.

Para superar esses obstáculos, a pesquisa sugere que o desenvolvimento de recursos que protejam a privacidade do usuário e dos espectadores deve ser obrigatório, incluindo a proteção de dados pessoais como identidade e localização. Isso exigirá uma colaboração entre a sociedade e a indústria.Além disso, o avanço da AR, integrado com o ambiente geoespacial, aumentará a demanda por uma conectividade 5G mais robusta. A infraestrutura de rede precisa ser otimizada para o uso generalizado da AR fora de casa e em movimento.

Locais com tráfego de dados elevado, como aeroportos, estações de trem, estádios, centros comerciais, cafés e restaurantes, serão particularmente dependentes de uma conectividade 5G forte e resiliente.