50% dos executivos b2b brasileiros preferem atendimento híbrido entre humanos e bots na hora da compra

Metade dos executivos brasileiros que contratam serviços digitais preferem um atendimento que combine humanos e bots. 36% preferem apenas atendimento humano e 12% preferem exclusivamente digital. Essa preferência é motivada pela busca por soluções rápidas e sem atritos na hora da compra, mas também pela necessidade de um contato especializado no pós-venda, especialmente para garantir segurança e aproveitar ao máximo a plataforma.

Esses dados foram revelados por um estudo encomendado pelo Google, que envolveu 36 pessoas em uma pesquisa qualitativa e 334 pessoas em uma pesquisa quantitativa. A maioria dos entrevistados (73%) são MEIs, 23% PMEs e 4% de médias e grandes empresas, sendo que 74% estão no ramo de comércio e metade está há mais de dez anos no mercado.

Além disso, a jornada de decisão de compra no B2B está se tornando mais semelhante à do consumidor final, com 62% das empresas pesquisando no Google antes de tomar uma decisão de compra. No entanto, o tempo de decisão varia de acordo com o tamanho da empresa, sendo mais rápido para os MEIs (dois meses) e mais longo para grandes e médias empresas (4,4 meses).

No geral, 49% das empresas afirmam não ter uma data definida para contratação. Em relação ao e-commerce, 29% das empresas que adquirem serviços de comércio eletrônico buscam ferramentas nos meses anteriores a datas promocionais como Dia das Mães e Black Friday. Essa movimentação indica a necessidade das empresas de fortalecerem sua presença antes e depois desses eventos, especialmente considerando que 86% dos consumidores de B2B já têm uma lista de produtos em mente ao realizar uma compra.