Brasileiros movimentam us$ 4,5 bilhões no mercado de aplicativos em 2023

Os brasileiros têm o costume de lotar suas telas de celular com diversos aplicativos. Em uma rápida olhada, é comum encontrar uma média de 5 redes sociais, 2 de entrega de comida, 3 para compras de roupas, 4 para streaming de filmes, 2 de música, 2 aplicativos bancários e até uns 3 joguinhos. Esse hábito contribuiu para que o Brasil se destacasse como o 4º país que mais faz downloads de aplicativos, totalizando mais de 10 bilhões de downloads no último ano.

Essa preferência por aplicativos não apenas moldou o cotidiano digital dos brasileiros, mas também teve um impacto econômico significativo. Em 2023, os custos com apps pagos ou transações realizadas dentro deles injetaram US$2 bilhões na economia do país, representando um crescimento de 26% em relação ao ano anterior.

Para se ter uma ideia, esse valor se aproxima da receita total de compras em shoppings físicos, que foi de quase R$200 bilhões no mesmo período. É uma ascensão notável, considerando que a população brasileira possui 215 milhões de pessoas e 97% delas têm acesso à internet por meio de smartphones, totalizando 221 milhões de dispositivos em uso.

As categorias de entretenimento, e-commerce e fintechs são as que mais se destacam. Apps de entretenimento, por exemplo, foram responsáveis por 13,4% de todo o montante gasto com apps em 2023, enquanto o setor de e-commerce contribuiu com 13,1%.

Diante desse cenário, é evidente que os aplicativos se tornaram um espaço valioso para publicidade. Os investimentos globais nesse tipo de publicidade atingiram US$362 bilhões em 2023, um aumento de 7,5% em relação ao ano anterior. As marcas estão cada vez mais conscientes do potencial desses espaços publicitários e estão buscando formas de transformar a experiência dos usuários com suas marcas no cenário mobile.