Uma pesquisa do Conselho Internacional de Shoppings Centers revela que 85% da geração Z, composta por jovens nascidos entre o final dos anos 1990 e 2010, é influenciada principalmente pelo TikTok e Instagram ao tomar decisões de compra. Esses dados mostram como as redes sociais moldam comportamentos e são essenciais em uma era onde a vida digital é uma extensão da vida física.
Segundo o estudo, 45% dos entrevistados citam TikTok e Instagram como as plataformas mais influentes. Além disso, 54% afirmam que análises de produtos são o conteúdo que mais afeta suas escolhas de consumo, devido à sensação de autenticidade e confiança gerada por essas recomendações.
Técnicas como a criação de senso de urgência com ofertas limitadas e a facilitação de compras diretamente nas plataformas tornam a experiência de compra mais fluida e conveniente, colaborando para uma jornada eficaz do consumidor.
Influenciadores, sejam celebridades ou criadores de conteúdo, geram confiança e conexão, influenciando diretamente as decisões de compra dos jovens. O marketing de influência é crucial na jornada do cliente, afetando todos os pontos de contato.
De acordo com o Customer Insights 2024, desenvolvido pela Zenvia, em parceria com MindMiners e SenseData, os principais desafios para quem atende clientes são engajamento e retenção. Utilizar influenciadores pode ser uma estratégia eficaz para superar esses desafios, ajudando a construir uma jornada mais envolvente.
A partir das comunidades e opiniões dos consumidores, as marcas podem obter feedbacks precisos sobre seus produtos e serviços, ajustando-os conforme as expectativas do público. Monitorar discussões e interações nas redes sociais permite identificar necessidades emergentes e melhorar continuamente a experiência do cliente com base em insights genuínos.
Entre as melhores estratégias para atrair consumidores nas redes sociais, destaca-se a personalização de ofertas por meio de algoritmos, compartilhamento de conteúdo autêntico e a integração de botões de compra e opções de pagamento simplificadas diretamente nas plataformas. Essas medidas tornam o processo de compra mais conveniente e intuitivo, melhorando a experiência do cliente e aumentando as taxas de conversão.