Os jovens brasileiros, especialmente os homens, são mais propensos a pagar por downloads e compras dentro de aplicativos. Entre os brasileiros com smartphone, 16% pagaram pelo download de pelo menos um app nos últimos 12 meses. Esse hábito é mais comum entre homens (18%) do que entre mulheres (13%). A diferença é ainda mais marcante por faixa etária: 21% dos jovens de 16 a 29 anos pagaram por um app, em comparação com 16% das pessoas entre 30 e 49 anos e apenas 10% daqueles com 50 anos ou mais. Os dados são da pesquisa Uso de apps no Brasil, realizada pelo Panorama Mobile Time/Opinion Box.
Essa tendência também se reflete nas compras in-app de bens digitais. Em média, 52% dos brasileiros com smartphone realizaram esse tipo de compra no último ano. Novamente, os homens são os principais consumidores (56%), seguidos pelas mulheres (48%). A disposição para gastar em bens digitais também diminui com a idade: 56% dos jovens de 16 a 29 anos fizeram compras in-app, comparado a 54% dos adultos de 30 a 49 anos e 44% dos que têm 50 anos ou mais.
O modelo freemium, que oferece funcionalidades básicas do app gratuitamente enquanto cobra por recursos avançados, é o preferido de 59% dos brasileiros com smartphone, especialmente entre as mulheres (62%) em comparação aos homens (55%). Por outro lado, o modelo de publicidade com compartilhamento de dados pessoais é mais aceito por homens (29%) do que por mulheres (22%).
A pesquisa também destacou que a preocupação com a privacidade dos dados pessoais varia conforme a classe social. Nas classes A e B, 21% dos entrevistados preferem pagar por um app para garantir acesso a todos os recursos sem que seus dados sejam comercializados, enquanto apenas 12% das classes D e E compartilham dessa preferência. Em contrapartida, 32% dos brasileiros das classes D e E preferem o modelo de publicidade com compartilhamento de dados, contra 20% nas classes A e B.