O varejo tem percebido a importância de captar, engajar e reter clientes, e está buscando novas formas de monetizar suas lojas e recursos digitais. Uma das oportunidades mais promissoras é o retail media, que envolve a utilização de sites, marketplaces e mídia digital nas lojas para publicidade de terceiros. Esse mercado nos Estados Unidos cresceu de US$11 bilhões para US$30 bilhões nos últimos cinco anos, e deve continuar crescendo anualmente em dois dígitos, alcançando US$45 bilhões até 2025.
Para o varejo que deseja se inserir nesse mercado, existem diversas possibilidades: oferecer oportunidades publicitárias no streaming baseadas em dados de vendas das lojas; usar lojas físicas como canais de mídia indoor para publicidade direcionada; integrar dados online e offline para criar campanhas mais precisas; e desenvolver áreas de inteligência de negócios para vender dados e insights anonimizados.
A partir de dados proprietários, o varejo pode criar novas linhas de receita e captar verbas que atualmente são destinadas a outros meios de comunicação. A rede de lojas de departamentos Nordstrom, por exemplo, já destina 4% de sua verba publicitária ao retail media. Esse canal tem potencial de crescimento significativo, pois gera conexões emocionais com os clientes em ambientes controlados pelas próprias lojas.
Essas questões foram amplamente discutidas na NRF Big Show, um evento de grande prestígio realizado em Nova York, que funciona como um ponto de encontro global para o varejo. As principais empresas do setor, parceiros e fornecedores se reúnem durante três dias para discutir o momento do mercado e identificar as grandes tendências. A NRF Big Show é uma referência no setor, fornecendo insights valiosos que ajudam a moldar o futuro do varejo.