Perfumes, roupas e calçados são itens mais procurados para presentear namorados

O Dia dos Namorados deve levar 96 milhões de consumidores às compras, de acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas. A pesquisa revela que 59% dos entrevistados planejam presentear na data, apesar de uma queda de 3,8 milhões em comparação ao ano passado.

Entre os principais presenteados, esposos(as) lideram com 54%, seguidos por namorados(as) com 37%. Já entre os que não vão comprar presentes, 53% não têm parceiro(a), 13% priorizam pagar dívidas e 11% não têm dinheiro disponível.

O levantamento mostra que 56% dos consumidores planejam comprar um único presente, enquanto 32% pretendem adquirir dois itens, com média de 1,5 presentes por pessoa. O gasto médio previsto é de R$238, o que deve movimentar R$22,81 bilhões no varejo e serviços.

Os itens mais procurados são perfumes, cosméticos, roupas e calçados. Quanto ao pagamento, 65% preferem pagar à vista, enquanto 33% optaram pelo parcelamento, sendo as principais formas de pagamento o cartão de crédito parcelado (31%), PIX (27%) e cartão de débito (13%).

Em relação às comemorações, 37% planejam celebrar a data em casa, 29% em restaurantes e 9% na casa do parceiro(a). Além disso, 71% dos consumidores esperam receber presentes.

A pesquisa também aponta que 57% dos consumidores preferem fazer compras em lojas físicas, enquanto 33% optam por compras online. Entre os locais de compra mais citados estão lojas online (31%), shopping centers (23%) e shoppings populares (12%).

As compras pela internet devem ocorrer principalmente por aplicativos (67%) e sites (62%), com destaque para varejistas nacionais e internacionais, como Amazon, Shopee e Shein, devido aos preços mais baixos e à variedade de produtos.