Os clientes estão cada vez mais atentos às práticas de sustentabilidade e envolvimento social, e isso se reflete no setor supermercadista. Segundo uma análise feita pelo Buzzmonitor, os seguidores das principais redes de supermercados do Brasil demonstram maior engajamento nas redes sociais quando os temas abordados são ligados a pautas ESG (ambiental, social e governança).
O estudo analisou postagens de redes como Carrefour, Assaí Atacadista, Mateus Supermercados, Grupo Pão de Açúcar e Supermercados BH, estabelecimentos supermercadistas que têm os maiores faturamentos do setor, segundo a Abras. Os posts que mais geraram conversas focaram em sustentabilidade, saúde, apoio à comunidade e redução do desperdício de alimentos. Exemplos incluem o aumento do consumo de produtos orgânicos, campanhas de reciclagem e ações comunitárias.
Expansões das redes de supermercados são vistas de forma positiva, especialmente quando destacam o impacto local e estratégias regionais. No entanto, também surgem preocupações sobre desafios operacionais e diversificação entre atacarejo e varejo.
A análise revelou que a adaptação às demandas modernas de atendimento, como o uso do WhatsApp e a integração entre lojas físicas e o ambiente online, é altamente valorizada pelos clientes, especialmente nas menções aos Supermercados BH.
Entretanto, experiências de compra negativas são um ponto comum de crítica. Assaí Atacadista e Grupo Pão de Açúcar foram as redes com mais reclamações sobre serviços e produtos, destacando problemas com qualidade, atendimento e infraestrutura. Em termos de sentimento geral das menções, o Carrefour lidera com 85,49% de posts positivos, enquanto os Supermercados BH tiveram 59% de menções positivas.Esses dados, extraídos a partir do social listening (escuta ativa do consumidor), mostram que investir em práticas sustentáveis e comunicação transparente pode aumentar o engajamento e melhorar a percepção das marcas de supermercados entre os consumidores.