Conteúdo educacional cresce nas redes e tik tok dá mais visibilidade para o assunto no feed

O TikTok está ampliando seu feed dedicado a STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, na sigla em inglês) para a Europa, começando pelo Reino Unido e Irlanda, após seu sucesso nos EUA. Essa expansão destaca a importância crescente do conteúdo educacional nas redes sociais.

Disponível para usuários menores de 18 anos e opcional para os mais velhos, o feed STEM apresenta conteúdo em inglês com legendas auto-traduzidas. Nos EUA, 33% dos usuários habilitaram esse feed e um terço dos adolescentes acessa-o semanalmente, mostrando uma boa aceitação.

O TikTok também mostrou uma preocupação com a qualidade e a confiabilidade do conteúdo educacional que circula na rede. Para garantir que os conteúdos sejam bem fundamentados, eles fizeram parcerias com as redes Common Sense e Poynter, que avaliarão todo o conteúdo que aparece no feed STEM. Outras plataformas, como o Instagram, com o Reels, também podem se beneficiar dessa tendência, organizando conteúdos educacionais de maneira similar.

No Brasil, a implementação de um feed semelhante poderia aumentar o engajamento e retenção de usuários, atendendo à demanda crescente por conteúdo educacional. Além disso, abriria oportunidades para criadores e educadores alcançarem um público mais diversificado, já que busca por conteúdo educacional mostra que o comportamento é uma tendência.