Um dado importante sobre o comportamento da audiência das Smart TVs no Brasil é que 69% dos usuários lembram dos anúncios que veem em suas telas conectadas. Esse dado indica uma alta receptividade à publicidade veiculada nas TVs, o que demonstra um grande potencial para marcas alcançarem consumidores de maneira eficaz. Além disso, 45% dos espectadores esperam que os anúncios sejam relevantes para seus interesses, hobbies e consumos, enquanto 36% afirmam descobrir novos produtos ou serviços através dessas publicidades.
Para entender melhor esses comportamentos, foi desenvolvido o Modelo de Propensão de Consumo das Audiências (MPCA), uma metodologia que mapeia os hábitos de consumo e o comportamento de audiência das mais de 19,4 milhões de Smart TVs ativas no Brasil. O MPCA combina dados de consumo de conteúdo nas TVs conectadas com informações externas sobre interesses e afinidades, além de dados históricos de campanhas publicitárias. Com isso, ele permite uma análise detalhada da audiência e a identificação da propensão de compra de produtos e serviços anunciados, ajudando as marcas a segmentarem suas campanhas com mais precisão.
A metodologia utiliza uma combinação de dados internos das Smart TVs, como o tipo de conteúdo consumido, e dados externos sobre os interesses dos consumidores, como os fornecidos pelo TGI Brasil da Kantar. Essas informações ajudam a mapear os diferentes perfis de consumo da audiência, revelando que, por exemplo, 93% dos usuários consomem conteúdo de streaming, enquanto 69% ainda assistem à TV linear e 9% jogam games. Entre os consumidores de conteúdo, os gêneros mais assistidos são Notícias, Esportes, Novelas, Filmes e Séries, enquanto entre os gamers, os gêneros mais populares são Ação e Aventura, Shooter e Esportes.
O MPCA também mapeou verticais específicas de consumo, como os setores de automóveis e bebidas alcoólicas. No setor automotivo, os consumidores de SUVs são os mais engajados com games e filmes de ação, enquanto os de bebidas alcoólicas, como cerveja e destilados, mostram maior afinidade por música e conteúdo relacionado a viagens. A metodologia também revelou que as audiências de bebidas alcoólicas consomem mais conteúdo de streaming na modalidade AVOD, com um consumo 20% maior que outras audiências.