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31.08.2016
O crescimento do marketing digital no Brasil e o potencial da Publicidade Nativa

A publicidade digital no Brasil tem grande potencial, com investimentos nessa área chegando a R$ 9,3 bilhões em 2015 segundo pesquisa do IAB Brasil com a comScore. Os principais conceitos desse crescimento são desenvolvidos a partir do Inbound Marketing, que diferentemente do Outboung Marketing, não busca apenas oferecer produtos para as pessoas e sim conquistar o interesse de eventuais clientes de forma duradoura.

Um dos pilares do Inbound Marketing é o Marketing de Conteúdo, que busca engajar o público-alvo através da criação de conteúdo que seja relevante para essas pessoas. Esse conteúdo, além de atrair o público também tem como interesse repassar os valores da empresa em questão e é o chamado Branded Content. Nenhuma dessas estratégias é nova, mas se potencializam no ambiente digital.

A Publicidade Nativa - criação de campanhas publicitárias semelhantes ao conteúdo da plataforma onde será publicada - é mais antiga que as demais estratégias, mas também vem em franco crescimento nos últimos anos. Assim como o Branded Content, o diferencial da Publicidade Nativa está em não parecer ser publicidade, mas isso também pode ser um impedimento quando a veiculação se dá em veículos de notícia. De acordo com a Polar, uma desenvolvedora de conteúdo nativo, apenas 55% desses anúncios se identificam como tal.

Apesar desses questionamentos, a Publicidade Nativa não demonstra que deve diminuir seu ritmo, como visto pelo sucesso de páginas como o BuzzFeed, que depende desses anúncios. Em 2014, a vice-presidente de propaganda do New York Times, Meredith Levien, revelou que conteúdos nativos alcançavam uma audiência tão boa quanto os editoriais. Em 2015, a Publicidade Nativa movimentou US$ 4 bilhões nos Estados Unidos de acordo com o eMarketer, um crescimento de 34% em comparação ao ano anterior e com expectativa que o faturamento dobre até 2018.

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