Blog

23.03.2012
Estudo da Le Fil analisa imagem de pré-candidatos à Prefeitura do Recife

Enquanto a maioria dos partidos continua em situação indefinida sobre qual candidato lançar para a Prefeitura do Recife, os recifenses usam as redes sociais para falar sobre suas preferências para ocupar o cargo de prefeito do Recife nos próximos quatro anos. Com o objetivo de avaliar a imagem de políticos que podem concorrer ao cargo, a Le Fil, assessoria em mídias sociais, analisou durante 15 dias, de 24 de fevereiro a 13 de março, 2.080 menções espontâneas no Twitter e no Facebook a partir dos 8 principais nomes escolhidos com base nas informações publicadas na imprensa sobre o assunto na época.

No ranking dos mais citados, está o atual prefeito João da Costa (PT), com 73%, e em seguida aparecem: Daniel Coelho (8%), Raul Jungmann (5%), Mendonça Filho (5%), João Paulo (4%), Raul Henry (2%), Cadoca (2%), André de Paula (1%). Apesar de liderar o ranking como o pré-candidato mais falado nas redes, João da Costa também é o que possui mais comentários negativos nas redes sociais no período analisado. De todos os comentários feitos sobre o prefeito, 39% foram negativos e apenas 3% foram elogios.

Os mais críticos são direcionados à gestão de João da Costa. De acordo com dados coletados nas duas redes sociais, os recifenses consideram que ele é um prefeito “inexpressivo” e “de pouca atuação” - termos utilizados pelos usuários-, dando destaque, inclusive, ao fato dele ter alugado carros blindados para circular nas ruas do Recife. O assunto foi visto de forma negativa pelos usuários, que aproveitaram o tema para ironizar a gestão e a imagem do atual prefeito. Até as ações mais recentes do prefeito, como o reajuste salarial dos professores da rede municipal, são vistas com desconfiança e relacionadas ao ano eleitoral. Os outros 58% de citações foram principalmente de notícias publicadas por perfis da imprensa, que não emitem opinião, geralmente divulgando a agenda do prefeito ou novas ações anunciadas por ele.

 Das menções sobre Daniel Coelho, 38% eram diálogos de usuários com o perfil do deputado, que possui 6,8% das menções sobre ele elogiosas e  1,2% negativas. As menções de caráter neutro – notícias ou comentários que não emitem opinião – representam 92% das menções sobre ele. Entre os elogios, usuários consideraram que ele possui identidade com a cidade, é jovem e que tem mais condições de crescer durante uma campanha à Prefeitura. A única crítica identificada considera que o discurso do deputado sobre a educação no Recife é “pra inglês ver”.

Sobre os outros políticos, Raul Jungmann (PPS) foi mencionado principalmente no compartilhamento de notícias e recebeu elogios por ter realizado uma “Twitcam” (transmissão de vídeo ao vivo pelo Twitter) para debater com seus seguidores. Jungmann ainda recebeu críticas por ter errado a data de um feriado municipal. Ele, Mendonça Filho (DEM) e Raul Henry (PMDB) também foram mencionados em conjunto, por terem fechado um acordo por uma candidatura única à PCR. Os três políticos também são bastante requisitados no Twitter. Muitos de seus seguidores na rede dialogaram com eles no período analisado, tirando dúvidas ou pedindo apoio às suas causas.

O deputado João Paulo (PT) foi citado em notícias sobre sua presença em eventos e sobre suas supostas desavenças com João da Costa, sendo algumas vezes criticado por estar tentando “impor” sua candidatura à PCR. Cadoca (PSC) também foi citado principalmente em diálogos no Twitter, recebendo elogios de usuários que o admiram e o consideram preparado. Já André de Paula (PSD) foi mencionado principalmente por suas relações com outros políticos, como Armando Monteiro e Eduardo Campos.

Intenções de voto- Entre todas as 2.080 menções analisadas no Twitter e Facebook, apenas 2% dos usuários declararam sua intenção de voto com relação aos políticos monitorados. Entre esses, 17,5% afirmaram que votariam novamente em João da Costa, contra 60% que declararam que não gostariam que ele fosse reeleito. Já o deputado João Paulo (PT) foi considerado como o candidato ideal para 7,5%, enquanto Daniel Coelho e Mendonça Filho receberam, cada um, 5% das intenções explícitas. Raul Henry e Raul Jungmann foram considerados por 1% desses usuários.

Ainda foram identificadas especulações dos usuários sobre as eleições de maneira geral, o que representa 2% do total de menções analisadas. Os recifenses se perguntaram quem seriam os candidatos e consideraram possíveis as candidaturas do secretário Maurício Rands (PT), do senador Armando Monteiro (PTB) ou do ministro Fernando Bezerra Coelho (PSB).

O estudo ainda verificou que, quando o assunto é política municipal, os usuários que mais falam nas redes sociais são homens, que representa 63% do universo do estudo. Em segundo lugar, aparecem perfis de empresas, entidades, veículos de imprensa ou blogs com 21% das menções. Já as mulheres detêm uma parcela de 16% das menções.

RANKING DOS POLÍTICOS PELO TOTAL DE MENÇÕES NAS REDES SOCIAIS

 

Fonte: Le Fil

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Notícias Relacionadas

Estudos Relacionados